Bolinhos – que viraram panquecas de arroz integral – por Lari

photo

Precisando de espaço no congelador, descongelei um potinho de arroz integral já pronto, resto de alguma refeição, e um pacotinho de legumes (desses comprados congelados em supermercado, muito prático pra quando não se tem legumes frescos em casa – particularmente prefiro os congelados aos enlatados). Para não só esquentar o arroz, dei uma foleada no livro da Dona Benta atrás de uma ideia. E eles tinham uma ótima sugestão: bolinhos de arroz, o ruim é que na receita original eles são fritos… para uma versão mais saudável resolvi fazer a mesma receita, mas levá-los ao forno.

Receita original:

Bolinhos simples de arroz ( retirada do livro Dona Benta – comer bem 77a ed.)

Ingredientes: 
2 xc. (chá) de arroz pronto
2 ovos
1 colher (chá) de manteiga ou margarina  – não coloquei porque achei desnecessário
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado – usei queijo coalho, era o que tinha em casa
Sal
1 colher (sopa) de salsa picada – na falta de salsa, usei cebolinhas
Leite
Óleo para fritar

Modo de preparo: 
Bata no processador ou liquidificador o arroz com os ovos, a manteiga ou margarina, o queijo, o sal, a salsa e um pouco de leite. Bata tudo muito bem. Frite às colheradas em óleo bem quente. Sirva sobre folhas de alface.

O problema é que como não quis fritar, quando coloquei na forma para assar, eles se estatalaram e viraram panquecas ao invés de bolinhos. Sugestão de melhoria, fazer a massa menos líquida. Para isso, acho que basta amassar na mão, o que evitaria o leite, que só serve para facilitar a mistura dos ingredientes no copo. Mesmo acrescentando o leite aos poucos, e acreditando ter colocado pouco, quando finalmente consegui bater bem todos os ingredientes, a massa estava muito rala. Coloquei um pouco de farinha integral fora do liquidificador para tentar engrossar a massa, o que não evitou que desmontassem.

Apesar de achatados, ficaram deliciosos! Mas estou curiosa pra tentar novamente e ver se consigo bolinhas redondinhas e sorridentes. Para essa nova tentativa também pensei em acrescentar cenouras e/ou beterrabas raladas.

Para o restante do prato, alface lavado e legumes, que uma vez descongelados só foram refogados no azeite com bastante alho e cebola.

Créditos das mãos atacando o prato: Jojo!

Comentários:
Lari, aqui em casa já saiu bolinho de arroz! Apenas retirei o queijo e o leite da receita por causa de Murilo e coloquei abobrinha e cenoura ralada.
Ju

Lari, arrasou na receita para os vegetarianos aqui. Será meu almoço de amanhã e depois conto como ficaram os bolinhos.
Cari

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s