Bolachinhas de abóbora (jerimum) e aveia – por Lari

photo-2Eu sou uma formiguinha de padaria! Está sendo um esforço de monge me segurar para não comer muito açúcar durante a gravidez. Para não ficar sem, eu adotei a teoria “coma sem culpa, mas faça você mesma”! E to sempre de olho em receitas naturais, mas docinhas, para matar minha vontade. Jú, seu bolo de laranja é um deles! A vitamina da Cari tb foi uma super descoberta!

Esses dias tropecei em uma receita de cookies de jerimum e aveia no site do Porta a porta orgânicos. Fiz uns malabarismos com os ingredientes e proporções e saíram essas delícias da foto – que chamei de bolachinhas porque acho cookies sem chocolate não são dignos desse nome.

Deixei as bolachas reservadinhas para o chá que eu e o Joseph tomamos sempre à noite, como ceia. Mas super combina com um café da tarde, por exemplo.

Voilà a receita modificada:

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo (usei 1 integral e 1 branca)
1 xícara de aveia em flocos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 colher de chá de sal
1 1/2 colher de chá de canela em pó
1/4 colher de chá de noz-moscada
1/2 xícara de manteiga (ou margarina) sem sal amolecida
1 xícara de açúcar demerara
1 ovo grande
1 colher de sopa de açúcar de baunilha (pode ser 1 colher de chá de essência de baunilha)
1 1/4 xícaras de purê de abóbora
1 xícara de uvas passas brancas
Amêndoas ou nozes (opcional)

Modo de Preparo:
Em uma tigela misture a farinha, a aveia, o bicarbonato, o sal, a canela e a noz-moscada.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar demerara até ficar cremoso. Misturar a gema e o açúcar (ou essência) de baunilha. Em seguida, o purê de abóbora.
Com a batedeira em velocidade baixa, adicione lentamente os ingredientes secos até incorporar. Por último, a clara em neve e as uvas.
Deixe a massa descansar 5-10 minutos (isso dá a aveia algum tempo para absorver os líquidos para que a massa não fique tão pegajosa e não se espalhe tanto).
Coloque a massa na assadeira untada. Enfeite com as amêndoas ou nozes.

Asse em forno pré-aquecido entre 10 e 15 minutos, dependendo do tamanho das suas bolachinhas. Eu fiz umas mais “gordinhas” e deixei quase 15 minutos no forno.

Super gostosas e cheias de fibras e vitaminas !

Comentários:
Uma excelente dica para o meu chazinho da tarde Lari.
Cari

E pra o meu também meninas! rsrsrs
Ju

2 comentários sobre “Bolachinhas de abóbora (jerimum) e aveia – por Lari

Deixe um comentário

