Ervilha – por Cari

IMG_5427 (1)Que tal ervilha no almoço? Nunca comeu? Difícil? Não… super fácil e rápido! Eu particularmente adoro receitas rápidas e gostosas, porque gosto de comidas frescas e tenho uma habilidade maravilhosa para fazer mil coisas ao mesmo tempo.

As ervilhas são alimentos altamente nutritivos. Elas fornecem cerca de 80 calorias por 100 gramas de consumo, são fonte de fibras alimentares e ricas em vitamina A, B, C, E e K. As ervilhas também são boas fontes de minerais como o zinco, cálcio, magnésio, potássio e ferro. Então aqui em casa não pode faltar e o que sobra do almoço eu acrescento água e faço uma sopinha para Branca tomar a noite.

No meu prato estou usando os dois tipos de ervilhas mais comuns:
.A ervilha-torta, da qual são usados tanto o grão como a vagem;
.A ervilha em grão, também conhecida como ervilha de debulhar, da qual apenas o grão pode ser consumido. Esta ervilha representa a cultura principal deste vegetal e você sabia que pode ser plantada num jardim, estufa ou até mesmo numa varanda?

E como aqui em casa quase não comemos carne, escolhi para acompanhamento a couve-flor e o purê de banana comprida (ou banana da terra).

Ingredientes:
1 xícara de ervilha em grão lavada
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
½ pimentão vermelho
½ pimentão amarelo
2 ramos de cebolinho
sal marinho a gosto

Modo de Preparo:
Lavar a ervilha, cozinhar por 30 minutos em fogo médio (uma xícara de ervilha para três de água). Enquanto cozinha, cortar as verdurinhas e refogar em outra panela com azeite (começo refogando primeiro a cebola e o alho) e em seguida juntar a ervilha cozida e misturar. Você pode escolher as  verduras de sua preferência, sempre uso tomate, mas não tinha em casa hoje, então usei o que tinha.
A ervilha-torta e a couve, cozinhei no vapor e em seguida temperei com azeite e sal marinho. (Branca adora comer a couve-flor com as mãos, chama de florzinha)
O purê de banana comprida, como não tenho o hábito de usar leite, apenas machuquei após cozida.

Comentários:
Cari, a ervilha entrou aqui em casa e não sai mais. Adoro!
Ju

A não ser a enlatada usada numa maionese, nunca fiz ervilha em casa! Chegou a hora, e a receita, para não adiar mais! :p
Valeu, Cari!
Lari

Anúncios

2 comentários sobre “Ervilha – por Cari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s