Leite de aveia – por Ju

2015-08-07_19.32.26Aqui em casa é o leite mais consumido do momento. Esse leite vegetal é muito fácil e rápido de fazer, além de barato. Vai muito bem batido com frutas. Murilo adora com banana, maçã e mamão. Nem precisa adoçar. Olha só como é fácil.

Ingredientes:
1 xícara de aveia em flocos grossos
2 a 4 xícaras de água
Sal

Modo de Preparo:
Inicialmente temos que deixar a aveia de molho em água suficiente para cobrir os grãos. Eu costumo deixar na geladeira por aproximadamente 4h, porém nas minhas pesquisas pela net já encontrei sites falando em 1h, e outros em 8h.

Passar na peneira a aveia que ficou de molho apenas pra retirar o excesso de água, e em seguida bater no liquidificador por uns 2 minutos com uma nova água e uma pitada de sal. Coar com um pano fino. Eu uso um voal que ganhei de presente da minha prima vegana Lígia.

Sobre a quantidade de água, isso vai depender do gosto do freguês rsrsrs. Eu costumo bater a aveia com 2 xícaras de água inicialmente, e só após coar o leite é que verifico a necessidade de mais água ou não. Se vocês gostam de uma sabor mais intenso de aveia, esta quantidade será suficiente, caso contrário, vão adicionando mais água. Por isso que a quantidade de água varia de 2 a 4 xícaras.

Manter na geladeira e consumir em no máximo 3 dias.

Comentários:
Ju, ainda não fiz nenhum leite vegetal, irei fazer em breve! Muito boa a dica.
Cari

Tive uma ótima aula prática aquele dia que te visitei, Ju! É hora de fazer por aqui!!
Lari


8 comentários sobre “Leite de aveia – por Ju

Deixe um comentário