Ainda não nos enquadramos na categoria de donas-de-casa-prendadas, nossa lista de pratos ainda é limitada, mas somos cheias de vontade de aprender!! Para sairmos da nossa zona de conforto combinamos que teremos um desafio por mês: fazer uma receita, de preferência nunca feita antes, baseada em um ingrediente em comum para as 3.
Primeiro desafio: Berinjela – Gostosa, nutritiva e light (benefícios interessantes aqui)
Enquanto pensava no que fazer, tive o prazer de ter sido convidada para a reuniãozinha de aniversário da minha vizinha querida que nos recebeu com essa entrada deliciosa feita por ela mesma. Aproveitei um dia em que a vi depois disso para pegar a receita e experimentar em casa.
Definitivamente essa não é uma receita de dia-a-dia com a família, está mais para receber uns amigos queridos em casa, ou com o marido para um ocasião especial. Ela fica muito gostosa, bonita e chique. E não há nenhum ingrediente que impeça as crianças de aproveitar também.
Ingredientes:
2 berinjelas médias (caso as corte primeiro, para não escurecerem, deixar de molho dentro de uma vasilha com água e vinagre)
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 cebola grande
2 dentes de alho
Uva passa (usei uvas brancas – caso gostem de azeitonas, é uma opção a mais)
1/4 xícara de vinagre
1/2 xícara de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Açúcar (para quebrar a acidez
Modo de preparo:
Preferi ralar a cebola e o alho na parte de gotinhas do ralador, acho que o sabor fica mais discreto do que se cortadas. Todos os demais ingredientes são cortados em pedaços pequenos e misturados com os líquidos (reservar o açúcar). Levar ao forno médio por no mínimo 30-40 minutos, dependendo do forno. O prato estará pronto quando todos os ingredientes estiverem bem moles – como na foto. Para saber quando tirar do forno, eu fui provando de tempos em tempos, daí notei que estava um pouco ácido, minha vizinha disse que o vinagre que ela usou era mais suave e por isso não precisou de açúcar, mas por aqui salpicamos 1/2 colher de sopa de açúcar. Misturadinha e forno novamente até que os ingredientes estejam no ponto e o sabor adequado ao seu gosto.
Servi sobre triângulos de torradas de pão de forma integral.
Comentários:
Uau Lari, botou pra quebrar!! Já estou pensando no que farei para completar esse antepasto maravilhoso…
Cari
Aqui eu faço muito essa antepasto de berinjela. Adoramos! E esse teu ficou bonito demais. Vai me chamar quando pra comer aí? rsrsrs
Ju