Desafio 1 – Antepasto de Berinjela – Por Lari

IMG_4820Ainda não nos enquadramos na categoria de donas-de-casa-prendadas, nossa lista de pratos ainda é limitada, mas somos cheias de vontade de aprender!! Para sairmos da nossa zona de conforto combinamos que teremos um desafio por mês: fazer uma receita, de preferência nunca feita antes, baseada em um ingrediente em comum para as 3.

Primeiro desafio: Berinjela – Gostosa, nutritiva e light (benefícios interessantes aqui)

Enquanto pensava no que fazer, tive o prazer de ter sido convidada para a reuniãozinha de aniversário da minha vizinha querida que nos recebeu com essa entrada deliciosa feita por ela mesma. Aproveitei um dia em que a vi depois disso para pegar a receita e experimentar em casa.

Definitivamente essa não é uma receita de dia-a-dia com a família, está mais para receber uns amigos queridos em casa, ou com o marido para um ocasião especial. Ela fica muito gostosa, bonita e chique. E não há nenhum ingrediente que impeça as crianças de aproveitar também.

Ingredientes:
2 berinjelas médias (caso as corte primeiro, para não escurecerem, deixar de molho dentro de uma vasilha com água e vinagre)
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 cebola grande
2 dentes de alho
Uva passa (usei uvas brancas – caso gostem de azeitonas, é uma opção a mais)
1/4 xícara de vinagre
1/2 xícara de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Açúcar (para quebrar a acidez

Modo de preparo:
Preferi ralar a cebola e o alho na parte de gotinhas do ralador, acho que o sabor fica mais discreto do que se cortadas. Todos os demais ingredientes são cortados em pedaços pequenos e misturados com os líquidos (reservar o açúcar). Levar ao forno médio por no mínimo 30-40 minutos, dependendo do forno. O prato estará pronto quando todos os ingredientes estiverem bem moles – como na foto. Para saber quando tirar do forno, eu fui provando de tempos em tempos, daí notei que estava um pouco ácido, minha vizinha disse que o vinagre que ela usou era mais suave e por isso não precisou de açúcar, mas por aqui  salpicamos 1/2 colher de sopa de açúcar. Misturadinha e forno novamente até que os ingredientes estejam no ponto e o sabor adequado ao seu gosto.

Servi sobre triângulos de torradas de pão de forma integral.

Comentários:
Uau Lari, botou pra quebrar!! Já estou pensando no que farei para completar esse antepasto maravilhoso…
Cari

Aqui eu faço muito essa antepasto de berinjela. Adoramos! E esse teu ficou bonito demais. Vai me chamar quando pra comer aí? rsrsrs
Ju

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s