Nhoque de batatas – por Lari

photo-3Eu acredito que alguns dos desejos de uma mulher grávida reflitam a necessidade do bebê. Por isso, cheguei à conclusão que a minha vontade quase incontrolável de comer massas e doces nesse final de gravidez mostra que Gabriel precisa de muita energia pra ganhar peso e se fortalecer pra vida do lado de cá do meu umbigo.

Como não é uma boa ideia se empanturrar de pão e chocolate, eu e o marido decidimos fazer um nhoque bem gostoso em casa. Nessa empreitada culinária, descobri rapidinho o porquê das pessoas terem preguiça de fazer esse prato e preferirem comprá-lo. Sugestão: escolha um dia de inspiração tanto para o fogão, quanto para a pia e o pano de chão para fazê-lo… Ou talvez a bagunça na minha cozinha seja só a comprovação da minha falta de habilidade. :p

Receita baseada no livro Dona Benta – comer bem 77a ed.

Ingredientes:
1 kg de batatas
1 ovo inteiro
300gr de farinha de trigo
Sal
Noz moscada
Queijo ralado

Modo de preparo:
Lave as batatas e coloque-as em água fervente até que estejam macias. Descasque e passe no espremedor. Quando estiverem frias, acrescente o ovo e metade da farinha, sal e noz moscada. Amasse bem até estar com boa consistência. Se necessário, acrescente mais farinha.

Polvilhe farinha de trigo em uma mesa ou mármore e pegue porções da massa, enrole-as da grossura de um dedo e corte em pedaços pequenos (nhoques). – Não consegui essa consistência de corte, por isso usei um saquinho de confeiteiro para ir espremendo a massa e cortando as bolotinhas de nhoques na água quente.

Preparados todos os nhoques, jogue-os em uma panela com água fervente com sal. Quando subirem à tona estão cozidos. Retire-os com a escumadeira e escorra-os bem.

Sirva-os com molho e queijo ralado.

Molho do marido:

Ingredientes:
1 cebola
4 dentes de alho
Tomates
Cenouras raladas
1 lata de polpa de tomates (se vocês tiverem tomates suficientes, a polpa é desnecessária)
1 colher de mostarda
1 colher de sopa de açúcar
Tempero a gosto

Modo de preparo:
Em um fundindo de azeite, derreta o açúcar e deixe caramelizar as cebolas. Acrescente o alho e os tomates picados. Quando os tomates estiverem soltando água, acrescente a polpa de tomates, a colher de mostarda e a cenoura ralada. Deixe cozinhar até que o molho engrosse. Enquanto espera engrossar, acrescente os temperos como preferir.

Comentários:
Lari, nhoque é um prato que como desde a infância. Minha mãe sempre fez pra gente, mas aqui em casa nunca fiz. Vou tentar qualquer dia desses, num dia de grande inspiração rsrsrs.
Ju

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s