Moqueca de Tilápia – por Ju

2015-09-30_09.43.47[1]

Hoje vou mostrar pra vocês um dos pratos que mais gosto de comer aqui em casa, e Murilo também. É a Moqueca de Tilápia. Tão simples e rápida de fazer, e tão gostosa. Ontem mesmo foi dia dela aqui e Murilo raspou o prato!

Eu encontrei essa receita faz alguns meses no blog Na cozinha do Carlos. Nunca imaginei que fosse tão simples. Ele usa uma panela de barro, mas como não tenho, fiz numa comum mesmo.

Eu adaptei um pouco aqui pra casa, pois não uso pimenta. Acho Murilo ainda muito pequenininho pra isso. Coloquei alho, pois tudo aqui em casa leva um pouco desse danado. E o leite de coco eu mesma faço.
Para o leite, é só bater no liquidificador ½ xícara de coco ralado fresco com 1 xícara de água quente. Depois é só coar. Pode ser numa peneira mesmo, caso não tenha o voal. Garanto a vocês que o sabor ficará muito superior ao leite de coco de garrafa, além de ser muito mais saudável.
Acrescentei molho de tomate (dica da minha querida amiga Anginha) e não usei a pimenta dedo-de-moça.

Ingredientes:
600 g de filé de tilápia (3 filés grandes)
100 ml de leite de coco
1 dente de alho
1 cebola grande
1 tomate grande
1 batata inglesa
½ pimentão (verde, amarelo e/ou vermelho)
1 colher (chá) de azeite de dendê
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 colher (sopa) de molho de tomate
coentro e cebolinha (ou salsinha, se preferir)
pimenta dedo-de-moça
sal marinho
limão

Modo de Preparo:
Primeiro tempere o peixe com sal, pimenta do reino e suco de limão. Não usei a pimenta. Reserve.
Numa panela acrescente um pouco do azeite de oliva e coloque as batatas cortadas em rodelas. A dica do Carlos é muito boa, pois evita que o peixe queime no fundo da panela. E depois que fica pronto, as batatas ficam gostosas e servem de acompanhamento. Adorei.

Agora faça camadas com a cebola, o tomate, o pimentão e o alho. Eu uso o pimentão que tenho em casa, mas com certeza os pimentões amarelo e vermelho dão um sabor incrível a qualquer preparo.

Os filés de tilápia vêem em seguida. Ajuda cortá-los ao meio. Sobre os filés coloque uma nova camada de cebola, tomate e pimentão. Não esquecer de temperar as camadas com sal e pimenta do reino.

Por fim coloque o leite de coco, o azeite de dendê, o azeite de oliva, o molho de tomate e o coentro e cebolinha por cima de tudo, e leve ao fogo. Quando começar a ferver, tampe e conte 15 minutos. Desligue o fogo e está pronto.

Vocês não vão se arrepender!

Minha dica é comer com arroz e uma deliciosa farofa de banana. 🙂

Deixe um comentário

