Strogonoff de frango c/leite de gergelim – por Ju

2015-10-20_13.03.14[1]Quando se tem um filho alérgico em casa, a alimentação de toda a família se modifica.

Quando Murilo começou a comer o mesmo que a gente, após seu 1º ano de vida, a comida da casa teve que se adaptar as suas necessidades, e a gente também. No início tudo era mais difícil, pois como eu não sabia cozinhar, como iria fazer adaptações? Como fazer um bolo sem leite? Ou uma papa de aveia? Um strogonoff? Eu realmente não sabia!

Hoje vejo que dá sim pra se ter uma alimentação variada mesmo com restrição ao leite de vaca. Na verdade muitos nutricionistas já não recomendam seu consumo. Claro que eu preferiria que não houvesse nenhuma alergia, pois qualquer restrição é ruim, principalmente para uma criança pequena.

As reações de Murilo não são das mais graves. Dependendo da quantidade de leite que ele consumir pode apresentar refluxo, secreção e tosse, que pode durar uma semana. A reação mais grave é o vômito. Segundo a gastro, as reações poderiam ser bem piores caso ele tivesse sido exposto ao alergênico por muito tempo, o que não ocorreu, pois já tínhamos uma suspeita logo nas primeiras semanas de vida, quando ele tomou uma mamadeira de nan e vomitou 5 vezes, e por apresentar sangue nas fezes. Ele mamou até os 10 meses, e esta foi a única vez que precisou tomar leite que não fosse meu. Então até os 10 meses dele eu deixei de consumir o leite de vaca e seus derivados.

O balanço que faço hoje é que meu filho tem uma alimentação muito saudável, diversificada, gostosa e cheia de amor.
E aí nem preciso dizer que ele está crescendo um menino cheio de saúde, independente de todas as restrições 🙂

Essa receita é uma adaptação ao que já se faz desde muito tempo, e né que ficou bom. Murilo adora!

Ingredientes:
1/2 Kg de frango
1/2 cebola
2 dentes de alho
1/2 xícara de leite de gergelim
1/2 xícara de molho de tomate
1 colher (sopa) de ketchup (opcional)
1 colher (sopa) de mostarda (opcional)
azeite
pimenta do reino
sal marinho

Modo de Preparo:
Vou começar ensinando a fazer o leite de gergelim, que é muito simples e segue o mesmo princípio do leite de aveia, já mostrado aqui no blog.

Deve-se deixar o gergelim de molho por umas 2 horas e depois bater no liquidificador com uma nova água por aproximadamente 2 minutos. Inserir uma pitada de sal. Para 1/2 xícara de gergelim, utilizar 2 xícaras de água.
Eu utilizo o gergelim branco descascado. Aí então é só coar e está pronto. Guardar na geladeira por 3 dias.

Agora vamos para o frango. Temperar a sua maneira. Aqui em casa uso sal, limão e páprica doce, e deixo na geladeira por 1 hora. Depois lavo e seco bem com papel-toalha. Levo ao fogo numa panela com um fio de azeite até pegarem uma corzinha. Tempere com sal e pimenta, se desejar.

Retiro o frango da panela e em seguida refogo a cebola e o alho. Volto o frango a panela, e insiro o molho de tomate e em seguida o leite de gergelim, que deve ser colocado aos poucos. Se acharem que ficou grosso, podem colocar mais leite.

O ketchup e a mostarda são opcionais, considerando a idade das crianças. Como aqui já vai fazer 3 anos, eu não vejo problema. Eles dão um sabor ao prato, e suavizam o sabor marcante do gergelim. O molho de tomate que uso é caseiro, que faço com tomates, cenoura e beterraba.

Ajustem o sal e está pronto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s